NOVIDADES

quarta-feira, 27 de março de 2013

LEGALIZAÇÃO DE DROGAS



População carcerária dos Estados Unidos mostra uma grande elevação após a declaração de guerra contra as drogas do presidente Richard Nixon.
A legalização de drogas é uma estratégia de reforma da política antidrogas proposta por alguns juristas e ativistas políticos. O fundamento é destruir a rede de tráfico e seu poder de aliciamento de novos usuários, supondo-se ser mais fácil lidar com os danos à saúde, distúrbios psiquiátricos e psicológicos causados pelo consumo do que enfrentar em luta armada quadrilhas de traficantes enriquecidos pelo comércio ilegal e apoiado por funcionários de delegacias e do sistema prisional ou por representantes políticos corruptos. É um tema extremamente complexo e polêmico, inclusive a depender do modo como for feito pode-se ser enquadrado na legislação de proselitismo e incentivo ao consumo de drogas (Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga) segundo legislação brasileira.
Na legislação internacional existem iniciativas à tal prática na Holanda, Canadá, Argentina, Chile, Inglaterra e Portugal, neste último sendo muito eficaz para a redução do tráfico de drogas no País em quase 90%.[carece de fontes]
O termo "legalização" pode confundir, já que legalizar não se trata de promover o uso indiscriminado de drogas, mas sim de regulamentar sua produção. As ações de prevenção começam com o diálogo dentro da família e a decisão sempre será por conta do indivíduo.

FONTE: WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário